25.8.07

Gramado: Resumão

Entonces povo, como vocês sabem (ou não) semana passada eu estava em Gramado (RS), a trabalho, cobrindo o 15º Gramado Cine Vídeo e aproveitando e vendo filmes no 35º Festival de Cinema de Gramado.

Fechando algumas coisas daquela semana, eis o que percebi:

- o Festival de Cinema de Gramado não vive mais seus tempos de glória como no passado. É um tal de desfile de "celebridades" que nunca trabalharam com cinema, só pra aparecer, sair em fotos de revista, dar autógrafos. Ouvi muitos moradores antigos da cidade e até alguns organizadores e pessoas do júri comentando que já não é a mesma coisa. Sabe, alguns dias no cinema lá haviam diversos lugares vazios, mas como o evento tem q ser "glamuroso" os ingressos continuaram caros e "pessoas do povo" não puderam participar.

- Por falar em povo, tem uma coisa que também percebi: as pessoas sempre reclamam que não tem acesso aos filmes, que é muito elitizado. Mas aconteceram algumas exibições gratuitas em praças de Gramado e o público era praticamente zero. O que mostra que a maior parte da população local prefere mesmo ficar em volta do red carpet fazendo tietagem.

- No Cine Vídeo, que é um festival paralelo ao de cinema e prestigia estudantes e produtores independentes, aconteceu diversas atividades interessantes, como o Cine Social (debate e mostra de filmes sobre a inclusão do negro no cinema brasileiro), o Cine Ambiental (ciclo de palestras e filmes sobre conscientização para a preservação do meio ambiente), que contou até com passeata do Greenpeace e foi um evento totalmente carbon free, além das oficinas e das exibições de filmes que ocorreram em diversos pontos da cidade.

- Bom, e as festas estavam pra variar muito concorridas, só os vips né?


And that´s all...


0 comentários:

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP