São Paulo é de Aquário
O Signo da Cidade
(Brasil, 2007, 95 min,Drama)
A cidade de São Paulo é do signo de aquário. Fundada em 25 de janeiro de 1554, essa antiga vila está disposta a reformar e inovar tudo e todos.
Talvez por isso agregue pessoas tão díspares, com histórias de vida e anseios tão pessoais. Um pouso, se não seguro, alentador às esperanças comezinhas.
O filme "O Signo da Cidade", dirigido por Carlos Alberto Riccelli, roteirizado e protagonizado por Bruna Lombardi, retrata essa São Paulo: cosmopolita, vasta, assombrosa e desigual.
Bruna é Teresa, mais conhecida como Teca, uma astróloga que analisa em um programa de rádio os planos astrais das pessoas, indicando-lhes um caminho ou distribuindo uma palavra de conforto.
Teca é a catalizadora de várias histórias paralelas que permeiam o longa. Ela mesma sofre de amor pelo seu ex-marido e tem um conflito de origem, o pai que a abandonou ainda criança (Juca de Oliveira ébrio e visceral) está internado em estado grave num hospital.
Do travesti (excelentemente vivido por Sidney Santigo) à mãe deprimida; da viciada (Denise Fraga despida do qualquer traço de humor) ao suicida; do velho enfermo à produtora de rádio (Graziella Moretto divertidíssima), todos os personagens são dependentes, uma oposição direta à metrópole: senhora de si, e de todos.
"O Signo da Cidade" foi muito comparado a um "Crash" tupiniquim. Talvez a referência não seja leviana. Da mesma maneira como o norte-americano, o filme de Riccelli tenta dar conta de uma avalanche de acontecimentos que mudam a vida de indivíduos desconhecidos.
Os "encontrões" de Los Angeles também são "encontrões" na capital paulista. Contudo, aqui se peca pelo excesso. O roteiro é inteligente, muito engraçado quando necessário e póetico nas sutilezas, mas tenta abarcar um sem número de histórias e se perde em alguns desfechos.
5 comentários:
Eu tenho um certo preconceito para com o Riccelli.
E com a mídia que tenta impurrar para nós que aquele espantalho do filho dele é lindo... aff...
Bem mas o filme eu fiquei com vontade de assistir sim!
* empurrar
haaa será ? acho que pulo o filme.rss
E eu tenho muita vontade de assistir. Bruna é muito interessante p/ mim.
;-)
Nossa... transmimento de pensação em título de blog.
Isso aí, gostei do post.
Postar um comentário