22.4.08

Madonna no hip hop

A poucos meses de completar 50 anos, a rainha da música pop, Madonna, aventurou-se em diferentes sonoridades no seu novo CD, "Hard Candy", que tem lançamento mundial marcado para o dia 28. O disco é o 11º álbum da carreira da cantora e será o seu último pela gravadora Warner Music.

Diferentemente do seu trabalho anterior, "Confessions On a Dance Floor", que vendeu mais de oito milhões de cópias, "Hard Candy" tem forte influência das batidas do hip hop e do rhythm and blues. O resultado se deve às colaborações que Madonna teve no projeto. Ela escolheu um time de pesos pesados da música norteamericana atual, formado por Timbaland, Pharrell Williams (do Neptunes), o produtor Nate "Danja" Hills e o cantor Justin Timberlake.

Com doze músicas dançantes, Madonna afirmou em entrevista ter buscado unir idéias firmes e doçura no disco. Encarnando uma boxeadora, ela ironiza nas letras dizendo ser insubstituível, diz que enfrenta de peito aberto as dificuldades da vida, fala a favor da liberdade da juventude, clama por amores impossíveis e comenta sobre a velocidade com que o tempo passa.

A presença de Justin Timberlake é marcante no CD. Ao lado de Madonna, o astro pop compôs cinco das faixas que integram o repertório. Ele também faz vocais em quatro músicas, com destaque para "4 Minutes", o primeiro single de "Hardy Candy", que foi lançado no começo do mês e já tem videoclipe. A parceria com Pharrell Williams também permeia o disco: das 12 canções, sete foram compostas com o rapper.

O álbum traz canções diferentes como "Spanish Lessons". A faixa remete a uma aula de espanhol, como sugere o título. Na música, Madonna canta algumas palavras no idioma. Ela confessou ter utilizado todo o seu conhecimento da língua nessa música.

Além da black music, a diva também utilizou referências da música eletrônica, principalmente em "Give It 2 Me", e outros ritmos que marcaram seus mais de 20 anos de estrada. Alguns momentos do CD também remetem ao som que ela fez nos anos 90.

Cheio de samples e vocais, "Hard Candy" deve ir direto para as pistas de dança.


texto meu publicado hoje no jornal Agora SP.
ps: junto da matéria tem um box com comentários sobre cada música, vou scannear e publico em breve aqui no blog.

8 comentários:

Marina Gurgel 22/4/08 19:57  

E a sua opinião sobre o álbum?
Fiquei curiosa...
Um cara no meu trabalho que também foi, achou bom mas que nem chega aos pés do confessions.
beijos

Thread 22/4/08 19:59  

Gente.. todo mundo só fala desse CD!

Tá valendo o marketing assim é?! :p

Betto Mendes 22/4/08 20:57  

Adoro "heartbeat" e "devil...". São minhas preferidas, mas concordo com o amigo da Marina aí de cima, que falou que o Confessions é melhor. :]

Anônimo,  22/4/08 21:08  

bom, eu já baixei o álbum e ele ainda não emplacou no meu walkman... aliás, a versão que vazou primeiro da "beats goes on" até que dá pra ouvir, e 4 minutes é hit, mas o resto... acho que a madonna podia ter explorado o confessions um pouco mais, e espera um pouco mais pra soltar esse... não sei se hip hop tem muito a ver com ela... vai saber... aqui, como eu disse, ainda não emplacou!

Filipe 22/4/08 21:40  

Eu li essa matéria em um jornal local aqui no ES. Quando vi o nome que assinava a reportagem, pensei "eu sei quem é-é" =p

Quanto ao álbum, acho que tem umas 4 músicas legais (4 minutes, give it 2 me, she's not me e beat goes on). O resto é apenas ok ou simplesmente horrível.

No mais, meus albuns preferidos ainda seguem sendo Madonna (o 1º), True Blue, Like a Prayer, Ray of Light e Confessions.

Anônimo,  23/4/08 10:13  

Assim como as rachas do post acima erraram colocando acento em cu, você também assassinou a gramática. "Publico" (verbo) não tem acento. Com o sinal gráfico fica "público", substantivo.

Só para constar

Ericka Rocha 25/4/08 13:45  

MEU DEUS A MULHER TEM 50 AAANOOOOOSSSS!!!

Vc viu ela no clipe com o Justin?
Sen-sa-çãoooo da galera!

Vou ser ela qnd crescer! PILATES JÁ!

huahuauahhauhau...

E eu concordo em gênero, número e grau com as colocações sobre o album! baixei da net...

Bjuuusss!

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP