20.5.08

Simbora?


Lendo jornais, blogs, colunas e afins percebi um certo bode em relação a 12ª Parada de Orgulho GLBT de São Paulo.

Os clubes não vão ter trio elétrico e marcaram eventos na hora em que a av. Paulista deve se transformar em um verdadeiro arco-íris. Figuras ilustres da cena gay também não confirmam presença e até divulgam que planejam passar bem longe "do carnaval fora de época que é Parada".

Entendo que a violência e o grande número de assaltos inibe o entusiasmo com a ocasião. O caráter festivo da Parada também desestimula os mais politizados a participar. Pode-se elencar mais de uma dezena de razões para desacreditar a real função e objetivo da festa de domingo.

Sim, festa. Digo isso sem receio, pois creio que a Parada é sim um dia de celebração. Ainda que estejamos longe de uma sociedade inclusiva, que aceite e (principalmente) respeite a diversidade sexual, podemos comemorar o fato de pessoas de todos os extratos sociais e localidades poderem se unir e mesmo que por algumas horas expressar mais livremente sua identidade.

Na multidão, o empresário do Jardins e o auxiliar de almoxarifado de Ferraz de Vasconcelos são iguais. Gays, lésbicas, transexuais e simpatizantes mostram que a convivência na algazarra é possível, então por que não conviver na vida comum?

Por isso, digo "simbora pra Parada, meu povo!". Abandonar o evento não o deixará melhor.

9 comentários:

Marcos Freitas 20/5/08 20:44  

É, o meu namorado não está querendo ir, no ano passado houve muito tumulto na virada da paulista para a consolação, ele disse que eu posso ir sozinho, mas sei lá, não queria ir sozinho.

Thread 20/5/08 23:56  

Se não fosse tão estranho pra mim "viajar pra sampa sem motivo NA SEMANA DA PARADA" eu até iria!! HUAhUAhUAuAHAU

Eu não tenho esse desprendimento social ainda!! :D

Abração cara!

Alexandre Lucas 21/5/08 02:16  

'Bora! Cidadanismo, direitos e respeito têm seu preço. Nem tudo são flores e as gerações passadas pagaram preços MUITO mais altos.

Leo Carioca 21/5/08 02:24  

Não tenho nada contra a parada.
Mas é preciso lembrar ao pessoal pra não ficar só na parada na hora de reivindicar os direitos.
Acho legal que tenha a parada. Mas há muito mais a fazer além dela.

K. 21/5/08 08:17  

Ah, posso deixar pra depois? A Parada me lembra a 25 de março na única que vez em que fui lá. em determinado momento, falei para a ssoa comigo "ou eu paro e olho pro céu, pq cansei de ver pessoa por TODOS os lados, ou vamos embora". Justo eu, que detesto que encostem em mim!

Mas não sou contra, e acho que, mesmo sendo festa, ela tem um valor importante em marcar a presença e fazer com que as pessoas se acostumem a ver gays, lésbicas e todos os outros como figuras do dia a dia, e não participantes de um mundo "separado".

Em tempo: não falamos mal de você. Deveríamos? rs Só fiquei sabendo do seu gosto televisivo... =P

Anônimo,  21/5/08 09:59  

Eu vou na Parada desde sua quarta edição (!). Esse é o primeiro ano em que não estou nem um pouco empolgado e nem contando os dias pra ir. Não sei se é por que tô velho (dramática), ou se é "bode". Acho que ficou um evento tão popular que perdeu a graça pra mim. Vou decidir no domingo se vou ou não. Mas é um evento válido do qual muito me orgulho.

Anônimo,  21/5/08 10:56  

Gente em 3 anos de parada nunca vi um tumulto ou assalto, até por que o evento é de dia.....

E todo mundo fica fazendo cú doce mas na hora se joga e aquela paulista fica entupida de gente...ai é só alegria...

Matheus Monteiro 21/5/08 11:21  

uaaai vamoos
vc vai?
quer ote ver láa..
em alguma festa porai..
ou em algum almooçoo..

chego sextaa!

;*

Anônimo,  21/5/08 16:52  

Eu pretendo não ir, apesar de morar perto. Essa parada perdeu o sentido há muito tempo, virou carnaval fora de época animado pelas bichas e se traz alguma coisa de boa, é incentivar o turismo da cidade. E não creio que seja algo bom se tiverem duas ou três milhões de pessoas presentes, se houverem brigas, confusões, assaltos e até mortes como no ano passado. Fui no ano passado e achei decepcionante, esse ano eu passo longe da Paulista.

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP