26.2.09

Rio 40º

Já é chavão, corriqueiro e lugar-comum. Mas não dá para evitar a associação rápida de que passar o Carnaval no Rio de Janeiro é um convite à lascividade da festa de corpos sarados, dourados e à milanesa. Não negarei então que era essa a ideia inicial: entregar-me aos prazeres da carne não a churrascaria do Raul Gil. Afinal de contas, era Carnaval.

Engraçado foi, ao invés de descer do ônibus e ser agarrado por uma multidão sem número, testemunhar a debandada carioca na rodoviária. Realmente, essa deve ser a época do ano em que menos se encontram pessoas que nasceram no Rio nas ruas.

Na praia, nas esquinas, nas baladas fala-se e se ouve inglês, francês, japonês, italiano, baianês, gauchês, paulistanês e diversos outros idiomas/sotaques. Porém, faltam aqueles "esses" e os "erres" carregados e chiados. Às vezes, eles aparecem --além dos vendedores ambulantes-- na figura de um ou outro cidadão da terra, que ficou na cidade para ciceroniar amigos turistas.

Nessa viagem, além de conhecer pessoas incríveis, pude conhecer mais o Rio. Estive muitas vezes lá no ano passado. Mas quase todas as idas à capital carioca foram bate-volta, jogo rápido motivado por compromissos profissionais. Descompromissado e querendo me jogar na folia estive no tão falado Posto 9 em Ipanema, na badalada rua Farme de Amoedo, na The Week RJ e até em Niterói...

Nos próximos posts falarei dessas experiências.

Feliz 2009 gente! Porque o ano começou agora.

6 comentários:

Lorena Portela 26/2/09 18:55  

o rio é totalmente necessário.

beijo!

Gui Sillva 26/2/09 18:56  

medo do que vc vai falar nos próximos posts!

me comportei!
ha ha ha

foi óteeeeeemo.
bjo

FOXX 26/2/09 20:45  

pois estamos esperando sua percepção do rio

K. 26/2/09 20:50  

Eu sempre acho que o tal do posto 9 é mais 8,5... fica bem entre um e outro!

Miguel Arcanjo Prado 27/2/09 02:12  

Em BH, minha terra, todo mundo também foge da cidade. Mesmo que para um sítio próximo.
Quanto ao Rio, ele continua lindo sempre. Essa mistura de povos, linguas e raças é que faz a beleza da Zona Sul. Mas os cariocas, muitos, ainda ficam na cidade, sim. É que essa turma, costuma morar na zona norte e na baixada. Lugar muito longe dos turistas.

Anônimo,  27/2/09 16:59  

olha, esses blogueiros quando se reúnem devem aprontar horrores! (rs) Mas, com certeza, deve ter sido o auge passar carnaval no Rio. Ainda não tive o prazer de conhecer a cidade. Espero que os compromissos profissionais me levem lá me breve também! (rs)

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP