18.10.09

"Eu quero uma vida lazer"

Qual é o valor da imagem? Ela tem um significado em si mesma ou carece de contexto? Essas perguntas, que nortearam ontem a aula da minha pós-graduação, foram apropriadas por Marcelo Gomes ("Cinema, Aspirinas e Urubus") e Karim Karim Aïnouz ("O Céu de Suely) em seu novo longa: "Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo" (2009, Brasil, 75 min., Drama).

Um road movie, "Viajo" usou parte das imagens e do material colhido para o curta “Sertão de Acrílico Azul Piscina” (2004). Reeditadas e adaptadas à nova produção, as cenas ganharam uma nova leitura.

A linguagem documental dessa ficção a princípio incomoda. Geólogo, José Renato (Irandhir Santos) é o narrador e condutor dessa expedição pelo Nordeste. Viaja com a missão de medir terrenos para a construção de um canal. Ele também está em fuga. Fugindo de um amor que o deixou e das lembranças ternas e doídas que custam a se dissiparem.

Nunca veremos José, estamos sob a sua perspectiva. Seus olhos são a tela e, por meio deles, vivenciamos seu trajeto pelo carente interior brasileiro. Se as imagens são duras e severas, as palavras acalentam. A poesia se mistura ao texto e às canções românticas de um trilha tão sortida. Dá vontade de anotar as elucobrações do personagem.

É aí, nessa curva, que o "Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo" te fisga.. e todos nós queremos voltar... talvez saltar em Acapulco...


+ vale a pena ler o belíssimo texto de Amir Labaki sobre o filme

ps: o filme estará na 33ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, que começa na sexta-feira.

1 comentários:

FOXX 18/10/09 21:21  

e eu em bh...
fazendo?
me diz?

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP