12.11.09

Do começo ao fim, mas sem recheio


Entre julho e agosto deste ano, uma forte comoção e curiosidade passou a mover o público, principalmente gay, por conta do filme "Do Começo ao Fim", de Aluísio Abranches. A fita sobre dois irmãos homossexuais que se envolvem em uma relação incestuosa fez barulho não só pela temática, mas também por reunir um elenco estelar e global, com nomes como Fábio Assunção, Júlia Lemmertz e Louise Cardoso.

Infelizmente, o longa, que tem pré-estreia hoje, na abertura do 17º Festival Mix Brasil, e entra em cartaz nos cinemas no fim do mês, fica apenas na promessa. Da expectativa de um "Brokeback Mountain" à brasileira até a projeção, a decepção é grande.

A fotografia funciona, os atores fazem um trabalho, senão primoroso, honesto. Falta, porém, substância ao texto e, sobretudo, enredo. Não há conflito. O caso amoroso entre irmãos não é um problema, embora seja isso que o trailer (abaixo) venda, a todo instante.

Meio-irmãos por parte de mãe, Julieta (Júlia Lemmertz), Thomás (Rafael Cardoso) e Francisco (João Gabriel Vasconcellos) cresceram juntos em uma família abastada no Rio, do início dos anos 90. Thomás sempre admirou o irmão mais velho, Francisco, que por sua vez sempre protegeu o caçula. Pai, mãe, todos percebem um excesso de apego entre os dois (e alguns diálogos insinuam isso de maneira forçada).

Após vários momentos felizes da família --tão insistentemente marcados, que soam como propagandas de margarina--, ambos crescem, enfrentam algumas perdas e, pronto, entregam-se à ardente paixão. Thomás, então, recebe um convite para emigrar à Rússia, para treinar natação.
A partir daí, espera-se o drama de fato, mas nada acontece. Nem a distância geográfica dá fôlego ou ânimo à falta de história. Nesse caldeirão, o diretor coloca ainda uma mulher, o que poderia ser o vórtice de um (batido) mas instigante triângulo.
Novamente, fica tudo na intenção. Esse é o problema de "Do Começo ao Fim", estar cheio de boas intenções...



8 comentários:

FOXX 12/11/09 13:11  

nossa
q critica
preciso ver

São 12/11/09 13:21  

Já tinha encontrado referência ao filme quando começou a rodagem.

Pelos vistos, nem vale muito a pena a celeume que na época eu pude ver.

Mas sempre digo que são dois temas delicados demais para serem tratados "dois-em-um"

Tudo de bom.

Anônimo,  12/11/09 13:53  

estava super empolgado com o filme, mas tá todo mundo criticando o mesmo ponto... falta substância... parece até tranquilo demais...

Jôka P. 12/11/09 16:00  

Acredito na sua opinião, Alberto. E tem mais, essa história de irmãos viados apaixonados um pelo outro sempre me cheirou a uma certa cafonice mexicana. Dito e feito.

Serginho Tavares 13/11/09 16:32  

realmente preciso ver, esperava que fosse mais intenso...

K. 16/11/09 00:10  

cho-ca-do
vc criticando algo?
achei que gostasse de tudo.
xD

¿Controversy! 20/11/09 16:34  

Depois de sua crítica ao filme, estou percebendo que o cinema nacional está em direção a mediocridade. Esse foi o comentário em relação ao "Do Começo ao Fim", assim como um comentário que recebi do filme "Besouro" aonde o trailler tráz promessas que não condizem a realidade do longa.
¿Beijos!

Alexandre Lucas 29/11/09 23:27  

Polêmica de dois tabus entremeados.

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP