9.2.11

Com os pés no Oscar


Vivendo a atormentada protagonista de "Cisne Negro" ("Black Swan", Estados Unidos, 2010, 108 min, Drama / Thriller Psicológico), Natalie Portman cruza uma etapa em sua bem sucedida carreira. E só por um acidente ou pela miopia da Academia, sairá da próxima cerimônia do Oscar sem a estatueta de melhor atriz por sua bela interpretação no filme, que concorre em outras quatro categorias.

Em todas as suas nuances e inflexões, nas dores (físicas) e nos prazeres pueris, a atriz consegue fazer a audiência sentir sua personagem, talhada a fazer o que os outros esperam dela e, por isso, esperar de si mesma algo intangível: a perfeição.

A oportunidade de emergir do coro para a posição de estrela da Academia de Balé de Nova York é a cereja do bolo para desestruturar a frágil Nina, uma menina-mulher congelada em uma estranha infância, esticada pela complacência da mãe controladora --Erica (Barbara Hershey, com uma fisionomia tristemente reconstruída pelas cirurgias plásticas).

Sonho, obsessão, medo e tesão. Tudo se mistura à soturna e vibrante obra de Tchaikovsky, criador do belíssimo balé "O Lago do Cisne", que dá o contexto ao longa do diretor Darren Aronofsky ("O Lutador" e "Requiém para um Sonho"). No espetáculo, vemos explicitamente que os dois cisnes não podem ocupar o mesmo espaço. Para florescer, Nina tem de matar o cisne branco (ela mesma) e dar seu sangue ao animal do título, que aflorar da mente (ou do ventre) de Nina.

O cisne negro, essa entidade sedutora e pujante, não se detém. Sua maldade e/ou loucura dá asas e viço à personagem de Natalie Portman, que, então, eclipsa a irresistível bailarina Lily (Mila Kunis, a Jackie da série "That' 70s Show"). Palmas também para a curta e devastadora participação de Winona Ryder, como a antiga estrela que teima em não ser substituída, e pelo sexual e ríspido Vincent Cassel, no papel de coreógrafo e comandante do balé.

Aronofsky acertou a mão nesse longa. O Drama, o thriller e o terror do filme culminam em um final apotéotico. Perfeito, forte e imperdível.

2 comentários:

FOXX 9/2/11 11:11  

é, preciso ver esse filme...

Serginho Tavares 9/2/11 20:15  

se ela não ganhar, injustiça feita!

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP