28.1.07

Desfiles Incríveis: Desfile "Sem título", Marcelo Sommer (Inverno 2006)

Hoje, como comentei no post anterior, fui ao MAM, assistir mais um debate do prejeto ZIGUEZAGUE, provomido pelo MAM em parceria com o Senac.

No debate Desfiles Incríveis, Conversas Transversais, foi discutido o desfile "Sem Título", de Marcelo Sommer, coleção de outono/inverno da SPFW de 2006. Na mesa, discutindo o assunto: os professores universitários Norval Baitello Jr. e Carol García (jornalista, também) e Christiane Mesquita, como mediadora.


Desfile elegante que antecipou tendências

Iniciando a conversa, a professora e jornalista Carol García situou o momento da coleção de Marcelo Sommer, lembrando que na época em questão ele estava se desligando da marca que criou, não por opção, mas sim por desavenças com os investidores e derrota em disputa judicial.

Essas informações são de maior importância para compreender a obra criada pelo estilista. Muito associado ao mundo pueril e lúdico, com fanfarras, bailarinas e florestas, que anunciam uma brincadeira infantil e feliz. Contudo, o que se vê de Sommer nessa coleção é amadurecimento e elegância.

Sommer faz chover em desfile de 2006

Uma coleção que não tem título numa tentativa de se distanciar, de desapego a obra. Uma coleção em que se discute a memória e o passado, nas mangas e detalhes intencionalmente puídos.

A chuva que cai durante toda a apresentação da coleção são as "lágrimas de despedida que o estilista derrama sobre si próprio", relata Carol. Uma apresentação introspectiva, onde a bruma e a melancolia, segundo o professor Norval Baitello Jr., "nos convidam a entrar para dentro de nós".

Vale ressaltar a grande sacada do estilista, que realiza um boicote ao mercado, antecipando em um ano as tendências que vigoram hoje nas passarelas de inverno (principalmente a cor cinza, que é o hit dessa estação). Dessa maneira, ele realiza sua "vingança" perante a empresa que o demitiu de sua própria marca.

Grande palestra, onde se discutiu sobre cultura, religião, "as paisagens" e sua inter-relação com o homem. Eventos como esse provam que a moda, definitivamente não é um campo destinado apenas a futilidade.

Norval Baitello Jr, Christiane Mesquita e Carol García no debate Desfiles Incríveis, Conversas Tranversais.

2 comentários:

Anônimo,  28/1/07 20:04  

Deve ter sido boa a palestra mesmo. Norval rula, aliás Norval e Malena rulam!

Anônimo,  28/1/07 22:33  

O Norval é um Mestre e o Sommer um profissional de qualidade.
A palestra deve ter sido muito enriquecedora e o último parágrafo do seu post diz tudo.

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP