22.2.07

Ressuscitando Pamela Anderson

Salve internautas! Agora sim o ano começa na terrinha (vulgo Brasil), afinal de contas já se passou o Carnaval. O meu foi muito bom e o de vocês? Bom sem muitos rapapés, digo que sexta-feira antes do Carnaval fui ao cinema e assisti Borat e a seguir meu parecer (como se fosse de grande importância não é mesmo?) sobre o filme.


Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América
(Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan, EUA, 2006, 84 min, Comédia)

Depois de meses de aguardo finalmente o filme, em que o ator inglês Sacha Baron Cohen interpreta o desconcertante repórter cazague numa viagem pelos meandros da cultura dos Estados Unidos, estréia no Brasil (na verdade a estréia oficial é amanhã, sexta-feira dia 23/02).

Não espere primor na qualidade técnica, as tomadas muitas vezes lembram os programas norte-americanos de pegadinhas, com uma iluminação irregular, imagens tremidas lembrando por vezes um filme amador.

Contudo o nonsense do personagem-título vale a película toda. Mais do que trazer humor, Sacha Baron mostra pessoas desarmadas (pela aparente ingenuidade de seu personagem-entrevistador) de suas defesas e proteções sociais, desse modo elas não se repreendem e não se sentem culpadas em expressar seus preconceitos culturais e discriminar judeus, negros, pobres, iraquianos, gays e toda minoria que não fizer parte daquilo que foi definido "tão apropriadamente" como elite branca.

Cenas escatológicas, hilariantes, grotescas, como a corrida ao judeu, a já tão famosa cena de luta entre Borat e seu produtor, em que ambos estão nus, participações especiais marcantes como a de Pamela Anderson completam o filme, que se não inova no tipo do humor (semelhante no Brasil às peripécias do repórter Vesgo e Silvio Santos no humorístico dominical Pânico na TV) merece palmas pela lição que deixa no espectador e na cultura Yankee.

2 comentários:

Anônimo,  22/2/07 23:12  

Oiiiieeee
Tudo bom moço???
Bom seu blog tah bem legal...
Eu amooo cinema...mas faz tanto tempo q naum vou...
O oscar tah chegando neh...quem serão os vencedores hein...
Bjaum...

Anônimo,  24/2/07 23:28  

A relação entre Borat e Pânico é tão evidente, que foram eles que adaptaram as piadas do inglês para o português. Vou assistir ainda.

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP