This is Versailes!
(Marie Antoinette, EUA / Japão / França, 123 min Drama)
Maria Antonieta foi literalmente uma rainha que sacudiu a corte francesa, tanto que depois dela o próprio país não foi o mesmo.
Princesa austríaca arrancada ainda criança de sua terra natal para se casar com o delfim francês, ainda chamado Luís Augusto. Conhecida por sua vida de extremo luxo e extravagantes penteados. Linda e insegura. Todas essas podem ser definições da nobre.
No filme roteirizado e dirigido por Sofia Coppola - de Encontros e Desencontros e do ótimo As Virgens Suicidas -, e estrelado por Kirsten Dunst, um ambiente de requinte, intrigas e falsidades é recriado com muito esmero, tanto que o ócio da vida na corte de Versalhes resvala em inúmeras cenas belíssimas, mas sem acontecimentos de importância. Longas cenas puramente ilustrativas.
Criando um contraponto muito interessante, a trilha sonora do filme tende a agradar por sua composição hype, abrangendo músicas clássicas e bandas como Strokes e New Order. E eu juro que vi entre os sapatos da rainha um all star (mais rock impossível!).
Vaiado em Cannes, no ano passado quando foi lançado, o filme se reabilitou com a crítica a medida que foi ganhando as salas de cinema. É um bom retrato da vida da rainha degolada. Não é uma obra política, mas fica longe de ser alienada como disseram alguns.
Luxo, ócio, exagero, boa vida, boatarias e conflitos entremeiam a trama que traz Maria Antonieta para um universo pop. Vale a pena conferir.
3 comentários:
Você viu mesmo um all star, não foi ilusão. Agora convenhamos: a trilha sonora é, sim, melhor que o filme.
Parece ser um bom filme ainda mais dirigido por S. Coppola. Ah, vou procurar um all star nos possíveis sapatos da rainha ;)
Obrigada pela dica também e pela visita!
Rebeca
juro que também vi um all star! rs
ótima crítica... aliás, ótimas críticas.
Postar um comentário