25.7.07

Mais uma lambança do minC

Saiu hoje na Folha Online, mais uma lambança do Ministério da Cultura.

O minC liberou na última sexta-feira (20/07) a captação de R$ 900 mil, por meio de leis de isenção fiscal, para a gravação de um DVD de Vanessa da Mata.

O show do DVD será aberto gratuitamente ao público e ainda não tem data para acontecer. O registro ao vivo será das músicas do álbum "Sim".

Vale lembrar que a cantora Vanessa da Mata tem contrato com uma major, grande gravadora, a Sony BMG.

Como justificativa para o patrocínio por parte do governo, Tania Leite, secretária substituta do Audiovisual, vinculada ao Minc, “afirma que tudo está dentro da legislação”. E diz mais: "Saliento que o objetivo apresentado pelo proponente foi a gravação de um DVD para fomentar a nova geração da música popular brasileira", diz a secretária substituta do audiovisual”.

A reportagem da Folha ainda lembra o caso do Cirque du Soleil, que ano passado também foi autorizado pelo Ministério da Cultura a captar, por meio da Lei Rouanet, recursos para suas apresentações aqui no Brasil. O circo canadense pode captar R$ 9,4 milhões.

Já havia expressado minha indignação sobre o destino da liberação de incentivos fiscais pelo minC no post sobre o filme da Bruna Surfistinha. Mais uma vez me mostro contrário a esse investimento.

Afinal, o DVD da Vanessa da Mata será vendido e trará lucro para a cantora e sua gravadora, ela não é uma artista sem patrocínio, sem mercado, muito pelo contrário. Já possui público, é conhecida e tem mídia. Não precisa de isenção fiscal para fazer um show.

Agora como ficam os tantos outros artistas que lutam para promover a arte pelo Brasil, sem infra-estrutura e apoio de ninguém? É louvável a preocupação do ministério em promover cultura, mas por que não fazer isso nas escolas, nos bairros, nas comunidades?

Lamentável.


Colaborou com o post Luís Eduardo de Lima Amaral, colega de trabalho, cineasta e produtor

6 comentários:

Anônimo,  25/7/07 15:06  

Olha , concordo com você . Adoro a Vanessa da Mata , mas realmente acho que não precisaria essa captação do governo para uma cantora tão popular quanto ela .

Anônimo,  25/7/07 15:33  

Quem realmente precisa de incentivo não o tem. Esse nosso país parece que faz tudo pelo avesso.

Anônimo,  25/7/07 20:39  

que coisa não é mesmo?
nada do que um bom assessor para descobrir estas boquinhas para realizar um show que vai render muita grana.
o da Ivetona, foi patrocinado tbm?
só pode!

Déa 26/7/07 07:30  

Realmente lamentável. E só para informar ao seu leitor acima, o de Ivete Sangalo não foi patrocinado por ninguém! Beijos

descolonizado 26/7/07 12:41  

[ Vanessa da Mata é legal]

K. 26/7/07 14:05  

Pelo prazer do politicamente incorreto, "Ao menos foi Vanessa da Mata, e não uma porcaria generalizada mande in Brazil (que andam se proliferando). Mas é um absurdo total. Esses incentivos 'tortos' só prejudicam a criação de uma cultura de verdade no 'Brazil'.

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP