3.7.07

Querer estar perto...

Ontem fiz algo que há muito não tinha tempo para fazer... passei mais de quatro horas em frente a televisão.

Tudo bem, isso não é motivo de orgulho, poderia ler algum livro, ou conversar com minha família, ou com amigos. Sei de tudo isso. Mas o motivo da “clausura” diante do televisor era nobre: dois episódios de Lost (A série!) e o filme Closer - Perto demais (Closer, 2004, 100 min., Drama).

Bom, não vou me estender sobre Lost. Sou um apaixonado pela série, havia desgarrado um pouco (a velha falta de tempo), mas já voltei ao “vício”.

Mas a surpresa – há muito recomendada por amigos – foi o filme.

Closer – Perto demais, em uma tradução óbvia para o português, é um filme sobre o amor e em meu repertório cinematográfico, não tão vasto ainda (um dia será!), foram poucos os filmes que trataram de um assunto tão sublime sob uma perspectiva tão trágica – Brokeback Mountain, Moulin Rouge (mesmo com a pirotecnia e efervescência que o musical exibiu), talvez.

Quatro estranhos enredados em um confuso quadrilátero amoroso, onde tesão, rancor, covardia, ódio e solidão se misturam. Quatro pessoas que tem medo de se entregar, mas que ao se entregam de alguma forma em uma relação, sempre saem feridas.

Orgulho ferido e desejo de escárnio levados a conseqüências grandes demais, até certo ponto épicas.

Um elenco reduzido e estrelado, Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen, que alterna explosão e comedimento em suas atuações soberbas. Uma direção equilibrada e angustiante de Mike Nichols.

O filme me evocou além das lágrimas (sensibilidade existe!)a sensação de que estamos sempre sozinhos, sempre envolvidos por estranhos e que precisamos deles para fazermos sentido.

Recomendado!

3 comentários:

Discípulo 3/7/07 20:52  

Também *adorei* "Closer"... bjus (cris)

Anônimo,  4/7/07 01:29  

Além de estarmos cercados de estranhos, e dependermos deles, a indústria cultural domina nossas vidas. Que beleza

Chris 10/7/07 01:28  

Há muito tempo que quero ver este filme, agora entoa que vc falou bem...

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP