3.11.07

Ninguém está preparado...

A 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo prorrogou em uma semana a programação.

Agora, até quinta-feira, 08/11, nas salas do Cine Bombril e CineSesc, serão reexibidos alguns dos destaques do festival.
Ainda bem (!) já que não tinha conseguido pegar nada da mostra por causa do tcc e do trabalho. Ontem, sábado, assisti a Paranoid Park.


Paranoid Park
(França/EUA, 2007, 85 min, Drama)

Paranoid Park, o novo filme do diretor Gus Van Sant, baseado na obra homônimade Blake Nelson, te arrebata aos poucos. Passeia entre a ação da narrativa e o eloqüente silêncio captado em belas imagens.

Alex (Gabe Nevins), skatista adolescente, 16 anos, mata acidentalmente um segurança nas proximidades do parque título do filme, área onde skatistas praticam o esporte.

Contudo, o que se vê não é um thriller de fuga, muito menos um longa que se preocupa em elucidar tão tragédia. O assassinato é o estopim para se traçar o perfil dos adolescentes norte-americanos, mais, dos adolescentes de todo o mundo.

Envoltos nos primeiros enlaces sexuais e amorosos, alheios às questões políticas e sociais do seu país e do mundo, vemos o retrato de uma geração de jovens que estão conectados a tudo, mas não se comunicam realmente.

A construção do filme, feito de retalhos de pedaços do presente e do passado, amplia essa idéia de inadequação e descompasso com o outro. Alex narra os acontecimentos, lembrando os fatos a medida que os escreve em um diário e o que mais quer é a redenção.

Paranoid Park exibe belíssimas cenas de praticantes de skate em manobras radicais, mas subverte o esporte que tem na alta velocidade sua principal característica. Essas cenas geralmente aparecem em câmera lenta, ora com uma trilha quase surda, ora com música de ecléticas eras.

O trabalho de Sant é completo, o elenco de jovens foi todo escolhido entre amadores, recrutados pelo site de relacionamentos MySpace, o zelo pela fotografia, pela escolha da trilha sonora e os grandiloqüentes planos seqüência dão uma beleza triste a história.

"Ninguém está pronto para o Paranoid Park", diz Jared, amigo de Alex. Frase que vale para toda a vida.

5 comentários:

Mateus C. Bacchini 4/11/07 00:49  

quero taaaaaanto ver esse fiiiilme!

Anônimo,  4/11/07 09:38  

O forte de Van Sant sempre foi a juventude e as drogas.Vou conferir. Bom domingo!

Uillow 4/11/07 20:23  

Gostei da sinopse do filme... vou ver se consigo assistir. Boa semana!

K. 5/11/07 00:02  

Hum, será que vejo? GVS já errou feio algumas vezes, e me deixou bodeado...

Mas se eu for ver, não vai ser na Mostra. Passei pro time dos que não gosta dela. =P

Paulo Bono 5/11/07 00:46  

cara, fiquei curioso quanto ao filme. quanto a sua pergunta, esqueça Feira de Santana. Vá por mim.
abraço.

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP