8.2.08

Sem vida

Sábado de Carnaval, 02 de fevereiro, fui ao cinema ver esse belo filme alemão.

A Vida dos Outros
(Das Leben der Anderen, Alemanha, 2006, 137 min, Drama)



O premiado "A Vida dos Outros", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2007, é um longa-metragem calcado no silêncio.

O protagonista Gerd Wiesler, interpretado com rigor e excelência por Ulrich Mühe, é um homem de poucas palavras, observador e treinado a exaustão em seu ofício. Ele é um metódico funcionário da Statsi, polícia secreta do Estado, não tem vida pessoal e é completamente dedicado as suas tarefas com o regime.

O ano é 1984 e se está na Alemanha Oriental. O mundo ainda vive sob a Guerra Fria, já que a queda do Muro de Berlim só aconteceria em cinco anos e os acordos políticos e econômicos (Glasnost e Perestroika) que desanuviariam a Cortina de Ferro ainda não haviam sido firmados.

Wiesler passa a vigiar o dramaturgo Georg Dreyman e sua companheira, a famosa atriz Christa-Maria Sieland, para descobrir se eles estão envolvidos em alguma atividade subversiva que possa colocar em risco a ordem da "República".

Quando constata que sua nova tarefa é, na verdade, fruto do ciúmes do ministro da Cultura, o agente se desencanta com suas funções e é tomado por um afeto paternal pelos namorados. Assim, luta contra todas as suas convicções para protegê-los.

É aí que "A Vida dos Outros" arrebata. Sutilmente, Wiesler se transforma, ganha vida. Deixa de ser um autômato e se percebe humano. Possuidor de boas intenções. Alguém que está disposto a se sacrificar pela felicidade do outro. Um voyer que admira a liberdade alheia.

4 comentários:

Paulo Mamedes 8/2/08 09:36  

Esse final de semana tem que ser mais calminho neh, agora sim eh hora de cineminha, valeu pela dica... !

Abraços

Txiago 8/2/08 13:03  

Valeu a indicação do filme e a visita no meu blog!!!
Vou assistir!!

abraço

Just a Boy 8/2/08 13:15  

muito interessante o argumento desse filme...
quando eu puder vou tentar assisti-lo
ando gostando do cinema alemão moderno
abraço

markus 8/2/08 14:39  

Filme interessante, mas q não tive ainda oportunidade de ver.
um bom fds e um abraço.

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP