1.1.09

Ano novo, português novo


A partir de hoje, passou a vigorar no Brasil as novas regras da reforma ortográfica da língua portuguesa. Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau adotarão regras similares na acentuação para fortalerecem o idioma.

As mudanças devem confundir em um primeiro momento. A trema foi extinta, acentos diferencias, como nas palavras "pelo" (contração) e pêlo (cabelo) caíram e houve várias mudanças nas regras de hifenização, entre outras coisas.

Palavras como "lingüiça, estréia, vôo, jóia, auto-escola, heróico, idéia, feiúra, lêem, multiinstrumentista" passam a ser escritas assim: "linguiça, estreia, voo, joia, autoescola, heroico, ideia, feiura, leem, multi-instrumentista".

Portugal ainda resiste em aceitar as mudanças, levando consigo todos os países africanos...

6 comentários:

Tiago 1/1/09 23:24  

E como disse o Professor Pasquale,

Essa reforma vai sair cara ao país, pra mudar td que já se tem..

O processo vai ser longo para adaptação
Mas o que for pra melhor, que venha!

Feliz 2009!
:D

Latinha 2/1/09 02:16  

Vai entender... por um lado acho válido, por outro... fico sempre com a sensação de que a gente nunca vai conseguir escrever direito ehehe.

Um feliz Ano Novo para você!

Serginho Tavares 2/1/09 03:15  

só portugal resiste? ainda nao vi ninguem dizer nada legal sobre essa palhaçada de reforma ortográfica!

Lorena Portela 3/1/09 21:04  

eu trabalho com isso, to lascada!

Lindinalva Zborowska 4/1/09 16:32  

acento em ditongo crescente "oi, eu ei" caiu?
Sorry, mas não vou escrever assim não. Escreverei em português do século passado!! será uma coisa vintage..

Anônimo,  11/1/09 15:56  

Alberto, outro dia conversei com um amigo português que reside no Brasil. Ele me mostrou os principais periódicos de lá para comprovar que os seus conterrâneos não estão dando a mínima para a reforma. Dos cinco principais periódicos, apenas um deu destaque para a mudança da lingua e menciona que ela vai ocorrer apenas no Brasil e que Portugal deve resistir ao acordo. Aí fica a pergunta: será que nos outros países essa reforma está mesmo acontecendo?
Bem, não sei a resposta, e como jornalista tenho que estudar as mudanças. Estou me preparando como posso. Inclusive postei no meu blog Dando Nota uma apostila da Michaelis e o corretor ortografico Vero, já com as mudanças.
Se quiser acessar: www.dandonota.wordpress.com

Abraço

Rodrigo Alves

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP