9.1.09

O moralismo de "A Favorita"


Quando for ao ar seu último capítulo, no dia 16 de janeiro, a novela "A Favorita" (Globo) terá a marca dos elogios de ser uma trama inovadora, que subverteu o tradicional esquema do folhetim ao revelar o criminoso logo no segundo mês da trama. Porém a novela das nove, de autoria de João Emanuel Carneiro, guardará ainda a pecha de ser muito moralista.

Explico. Além das maldades da transloucada e diabólica Flora (Patrícia Pillar), "A Favorita" é uma história cheia de conceitos morais bastante retrógrados. Quatro polêmicos personagens marcam isso: Orlandinho (Iran Malfitano), Stela (Paula Burlamaqui), Dedina (Helena Ranaldi) e Leo (Jackson Antunes).

Transformado em gay no início da novela, Orlandinho "se curou" e encontrou o amor heterossexual em Céu (Deborah Secco). Mesmo com toda a abordagem positiva em relação a homossexualidade de Stela, a personagem não ficara explicitamente com Catarina (Lilia Cabral). Há a possibilidade de elas acabarem a trama viajando juntas, mas como amigas...

Contudo, é no relacionamento entre homem e mulher que Carneiro se mostra mais atrasado. Dedina traiu o marido, Elias (Leonardo Medeiros), com o melhor amigo dele, Damião (Malvino Salvador). Descoberta a pulada de cerca, ela foi posta na rua, onde passou a mendigar e morar.
Suja e andando aos andrajos enlouqueceu e vai morrer hoje. Enquanto isso, o garanhão Damião, sofreu com uma breve deficiência física, mas já curado, esbanja virilidade e se rencociliará com o amigo que fez corno.

Leo bateu em Catarina, humilhou a filha grávida, Mariana (Clarice Falcão) e tantos outros personagens em "A Favorita". Seu castigo? Falhou na hora h com Dedina, que espalhou para a cidade que o operário era broxa. Isso mesmo, "uma punição e tanto"...


Fotos: Globo/Divulgação

5 comentários:

Serginho Tavares 9/1/09 18:23  

bem... se formos analisar todas as novelas [menos vale tudo de gilberto braga] todas as novelas são moralistas e quando tentam não ser como mulheres apaixonadas, o público rejeita.

Alexandre Lucas 9/1/09 19:40  

A Globo, como a sociedade brasileira, é moralista e hipócrita.

descolonizado 10/1/09 13:52  

no geral eu gostei de a favorita, agora acho que léo devia sofrer mais.

evil mode on.
[risos]

Alex 10/1/09 18:46  

Não acompanho nenhuma novela desde "A Usurpadora" ... Paola Bracho rules !!!
Coinscidentemente eu ví o capítulo onde a tal Dedina morreu e pude conhecer a tão falada Flora (sim, eu não conhecia).
Vendo todo o capítulo eu rialto de tudo [rs]
Gente ... não tenho paciência pra novela /prontofalay

Ah ...
Comentando o que ví na barra lateral do blog (layout), adoro The Dreamers <3

Feliz 2009 pra ti, também ;*

Gui Sillva 11/1/09 04:06  

adorando a novela..apesar do moralismo, e das repeticoes de palavras nas cenas...

ps.: computador desconfigurado

          © Zapping News - Blog Design Emporium Digital | Daniela Milagres

TOP